A importância das artes para o desenvolvimento infantil

Facebook
Twitter
LinkedIn

Já parou para pensar em como a arte pode contribuir para o desenvolvimento infantil? Por meio de manifestações artísticas é possível expressar emoções e sentimentos, além de desenvolver habilidades motoras e cognitivas.

Este é um caminho ainda mais natural no universo das crianças, que buscam extravasar suas percepções do mundo em desenhos, pinturas, música, dança, contação de histórias, entre outras formas.

Quer saber como a arte ajuda efetivamente no desenvolvimento infantil? Continue a leitura deste post para descobrir.

Como as artes auxiliam no desenvolvimento infantil?

Uma manifestação artística nada mais é do que uma forma de expressar os sentimentos ou demonstrar a visão de mundo de cada pessoa.

Para as crianças, é um meio divertido de extravasar o que sentem e o que vivem em cada momento, além de desenvolver algumas habilidades. A seguir, confira os principais benefícios.

Estimula a escrita e a coordenação motora

Qual foi o primeiro pensamento que você teve ao ver alguns rabiscos no papel? Já pensou nisso como uma forma de treinar habilidades motoras para o desenvolvimento da escrita?

Pois é, o que começa com rabiscos hoje, mais tarde dará lugar a palavras, frases e textos inteiros. É como os registros de desenhos nas cavernas, que surgiram antes mesmo da fala.

Então, desenhar com pincéis, lápis de cor, canetinhas coloridas, giz de cera ou com os próprios dedos ajuda no processo de alfabetização das crianças.

Desenvolve o pensamento criativo

Iniciativas artísticas desempenham um papel importante no desenvolvimento infantil, impactando de forma direta na criatividade e no lado intelectual. Seja por meio de desenhos, rabiscos ou pinturas, a criança deixa sua imaginação fluir.

Cada traço conta com uma história por trás, embasada em suas percepções de mundo. Ao longo do seu crescimento, você pode acompanhar o desenrolar dessas habilidades. E, quem sabe, a criança já começa a despertar o seu lado profissional.

Desperta os cinco sentidos e as emoções

Na infância, tudo é novo e cada dia pode ser uma descoberta diferente, o que mexe com o estado emocional. Esses sentimentos podem ser transferidos para a arte, despertando a sensibilidade por formatos, cores e tamanhos, além dos cinco sentidos.

Seja qual for o meio artístico, as artes também ajudam as crianças a compreender melhor o mundo à sua volta. Assim, elas aprendem a expressar emoções e sentimentos em relação às coisas na sua volta, aguçando sua capacidade de observação.

Ajuda na concentração e na ansiedade

Dança e música, juntas, são as principais formas de expressão artística quando o objetivo é desenvolver concentração, mobilidade, autoconhecimento e descoberta das limitações. O combo fortalece os movimentos, além da noção de tempo e esforço.

Manter o foco também contribui para o controle da ansiedade. Seja dançando ou ouvindo música, as artes funcionam como válvula de escape para liberar sentimentos que não podem ser verbalizados.

Portanto, seja qual for a forma escolhida, as artes têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Desde a alfabetização e a criatividade até o despertar dos cinco sentidos, da concentração e outras áreas importantes para a percepção de mundo das crianças e seu crescimento.

Essas habilidades podem até abrir caminho para o futuro, além do amadurecimento cognitivo que mostra aos pequenos como se expressar diante das coisas que acontecem ao seu redor.

Gostou do conteúdo? Leia mais no blog da Bendito Ponto, com peças exclusivas e personalizadas para as crianças se expressarem com mais liberdade.

Continuar lendo