Atividades para a terceira idade, como artesanato na vida influência nas atividades do idoso

Facebook
Twitter
LinkedIn

Manter a mente ativa é uma excelente ferramenta para evitar doenças que podem afetar a saúde mental das pessoas da terceira idade.

Ao chegar nessa etapa da vida, muitos já estão com os filhos na fase adulta e estão aposentados ou em vias de conseguir a aposentadoria.

A diminuição das obrigações formais faz parecer que o tempo é muito mais longo do que na realidade é. Isso aumenta a importância em investir em cuidados para que a mente continue afiada e em pleno funcionamento.

artesanato é uma atividade estimuladora que possui influência positiva na vida dos idosos. Neste texto apresentaremos alguns dos benefícios de realizar essa prática.

artesanato é uma maneira de expressar ideias que contribui para a saúde mental de quem pratica essa atividade.

Além de manter a mente ativa, ajuda na criativa de seus praticantes e na socialização entre eles. É preciso promover programas que garantam a qualidade de vida da população idosa, considerando a sua saúde física, mental e o nível de dependência para a construção de atividades que desenvolvam autonomia e senso de valor.

Como o artesanato pode influenciar na vida das pessoas da terceira idade?

Um dos maiores benefícios em realizar atividades manuais está relacionado a saúde mental. Estudos indicam que pessoas idosas perceberam melhoras na saúde física e emocional após iniciarem atividades de artesanato.

Outro benefício apontado pelo mesmo artigo fala sobre a melhora na convivência social. Tirando o idoso do isolamento e o inserindo em espaços onde possa aprender, trabalhar e confraternizar com outras pessoas, resgatando o seu valor como ser social e produtivo.

Exercitar o cérebro auxilia na preservação da memória, umas das áreas mais afetadas ao passar dos anos. As atividades manuais ativam várias partes do cérebro, uma vez que há terminações nervosas localizadas na ponta dos dedos.

Efeitos como melhora na concentração, percepção e nas funções executivas serão alcançados ao longo do desenvolvimento dessas artes, que também são um ótimo recurso terapêutico.

Quais atividades artesanais podem ser realizadas por idosos?

As pessoas que possuem interesse em começar a fazer artesanato terão muitas opções. Em geral, não há nenhum impedimento, é só escolher a atividade e começar a desenvolver.

Listamos algumas alternativas para ajudar a conhecer mais sobre as possibilidades de artesanato disponíveis para a terceira idade:

– Costura;

– Crochê;

– Bordados;

– Pintura em telas, tecidos e aquarelas;

– Cerâmicas;

– Decoupage;

– Artesanato em madeira e MDF.

Há muitas outras opções, basta decidir a que mais possui afinidade com suas aptidões ou se aventurar em uma área totalmente nova para ver o que acontece. Não há nenhum impeditivo em realizar mais de uma atividade por vez ou reversar entre elas, o mais importante é estar ativo e tendo prazer em realizar algo novo.

Onde é possível encontrar cursos de artesanato para pessoas idosas?

Os cursos de artesanato para pessoas da terceira idade podem ser encontrados na Bendito Ponto, que fica localizada em São Paulo. Acesse o site e conheça todos os serviços oferecidos, que vão desde cursos, reparo e até customização de roupas.

Continuar lendo