Como se deve lavar tecidos delicados?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quem nunca colocou uma peça de roupa na máquina de lavar e depois de tirar viu algum dano? Muitas vezes, não percebemos que alguns tecidos não devem ser lavados de qualquer maneira e isso é feito principalmente, pela pressa do dia a dia.

Neste artigo, vamos explicar como lavar e cuidar de tecidos delicados, a fim de manter a qualidade de suas roupas por muito mais tempo. Acompanhe:

Como cuidar de tecidos mais finos?

O primeiro passo é atentar-se às etiquetas das roupas, afinal, em sua maioria, vêm algumas instruções a respeito da melhor forma de lavar um determinado tecido.

Uma dica muito boa é que roupas com um tecido mais fino e delicado, podem e devem ser colocadas em um saco com zíper e só então colocadas na lavadora.

Mas aí vem a dúvida: “Não seria melhor lavar à mão?” Não necessariamente. Pois alguns tecidos são mais delicados e o ato de torcê-los pode ser “agressivo” à roupa. Nesse caso, é melhor utilizar a máquina de lavar.

Tipos de tecido e a maneira ideal de lavá-los

Couro: o ideal é que esse tipo de tecido seja levado para uma lavanderia. Um especialista vai conseguir lavá-lo sem maiores problemas, uma vez que o couro pode descascar com facilidade, caso não seja cuidado da maneira adequada;

Poliéster: por ser menos delicado que os demais, pode ser lavado em máquina de lavar, porém sempre com água fria. Este tecido não aguenta temperaturas mais elevadas e precisa ser lavado com sabão neutro;

Algodão: o algodão é ainda mais resistente que o poliéster e por isso, também pode ser levado à lavadora. Mas esteja atento a possíveis desbotamentos. Peças coloridas, muitas vezes, soltam tinta e acabam manchando outras peças.

Faça um teste e descubra se é o caso da sua roupa. Coloque em um balde um pouco de água fria e sabão neutro, depois, é só aguardar alguns minutos e verificar.

Seda: esse é extremamente delicado e é preciso que seja lavado a mão. Mas é preciso ter muito cuidado para não o esfregar com muita força, afinal, isso pode danificar o tecido. Uma boa estratégia é deixar a roupa de “molho” em água fria e com sabão neutro. Esfregue apenas se realmente houver a necessidade de tirar alguma mancha de sujeira;

Linho: a forma de lavar mais simples. Pode ser colocado na lavadora sem problema algum;

Lã: pode ser colocada em máquina de lavar, desde que em temperatura ambiente ou gelada. A água quente pode fazer essa peça encolher;

Renda: o melhor é colocá-la em saquinhos com zíper, porém se a renda for muito delicada, vale a pena lavá-la à mão.

Observação: qualquer roupa que tenha enfeites, principalmente as de festa, pode ser lavada em máquinas, desde que seja colocada do avesso.

Demais cuidados

Procure utilizar sabão líquido, pois tem um poder maior de absorção e dilui com mais facilidade na água. O sabão em pó é mais denso e, por isso, pode acabar manchando as roupas.

A temperatura em que as roupas são expostas, na hora de serem passadas, também é muito importante. Confira as etiquetas de cada peça e verifique as indicações em cada uma.

Seguindo as nossas dicas, você conseguirá manter suas roupas como novas por muito mais tempo.

Para ver mais dicas, acesse o nosso site e conheça o que podemos fazer por você!

Continuar lendo