Empreendedorismo no artesanato- como transforar seu hobby em trabalho?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Já pensou em ganhar dinheiro com seu hobby? Pois saiba que muitos empreendedores estão deixando suas carreiras antigas para se dedicar exclusivamente à sua arte. Neste post, vamos mostrar como ganhar dinheiro empreendendo com artesanato.

Transformar o hobby em trabalho pode ter algumas facilidades, mas também exige um bom planejamento e muita dedicação para fazer o negócio dar certo.

Veja neste post, se você está preparado para iniciar um novo negócio e ganhar dinheiro empreendendo com artesanato:

Economia criativa

O primeiro passo para empreender no artesanato é identificar como o seu hobby pode fazer a diferença na vida das pessoas. Sim, é preciso fazer a diferença, agregar valor!

O artesanato está na chamada economia criativa. Ou seja, antes de tudo, é preciso ser criativo e trazer novas experiências para seus futuros clientes. Sem trazer um novo conceito de arte, você será apenas mais um tentando viver disso.

Faça um teste e perceba a viabilidade do negócio

Antes de largar do seu emprego atual e viver somente do artesanato, faça alguns testes para verificar a viabilidade do seu negócio. Você pode iniciar esse negócio nas suas férias ou conciliar com seu emprego atual, nos horários vagos.

Ofereça aos amigos e parentes para perceber qual é a aceitação da sua arte e verifique se as pessoas estariam dispostas a pagar um valor que você acha justo pelo seu trabalho.

Se você perceber que a aceitação é boa e que a sua arte vende, é sinal verde para seguir em frente e planejar os próximos passos dessa transição para tornar-se um empreendedor de sucesso no artesanato.

Planejamento é tudo!

Se você conversar com qualquer empreendedor, nunca vai ouvir que o sucesso da sua empresa foi resultado de sorte. O sucesso para empreender vem de muito trabalho e planejamento!

Por isso, planeje cada etapa. Comece pequeno, utilize o espaço da sua casa para criar sua arte e, aos poucos, busque evoluir. Desenvolvendo um bom trabalho e se dedicando ao máximo, naturalmente, vão aparecer clientes interessados na sua arte.

Quando entender que o seu negócio está crescendo, comece a planejar a transição do seu trabalho atual para o empreendedorismo no artesanato.

Plano de negócio

Se o seu hobby já está ocupando um tempo razoável da sua rotina e convertendo em dinheiro, é hora de entrar de vez nesse ramo. Desse modo, faça um plano de negócio para entender questões como: 

Mercado para seus produtos;  Fornecedores, Perfil dos seus clientes; Quanto precisa investir; Custos fixos e variáveis do seu negócio; Previsão de faturamento; Preço de venda; Capital de giro; Lucros;  Etc;

Todos esses itens que fazem parte do plano de negócio vão te dar suporte no início do negócio. Nesse plano, terão informações de quanto você precisa vender, por exemplo, para alcançar o equilíbrio do negócio e obter lucro.

Importante: antes de largar seu emprego e empreender no artesanato, tenha uma boa reserva financeira para cobrir suas despesas até que você consiga alcançar a estabilidade do seu negócio.

Estude gestão

Se você não tem muito contato com a área de gestão e não entende muito de negócios, não tem problema! Nunca é tarde para aprender algo novo. Por isso, faça alguns cursos de gestão e finanças para que você possa gerenciar seu empreendimento no artesanato com muito mais sabedoria e conhecimento técnico.

Converse com empreendedores que deram certo

Por fim, busque conhecer e conversar com empreendedores que tiveram sucesso investindo em artesanato. Conhecer essas pessoas pode ser a inspiração que falta para você realizar o sonho de viver do seu hobby.

Quer uma dica? Entre no site Bendito Ponto e veja como é possível viver de artesanato fazendo um trabalho personalizado e com soluções criativas!

Continuar lendo