Os benefícios do trabalho manual no tratamento das doenças depressivas e ansiedade

Facebook
Twitter
LinkedIn

Indivíduos depressivos e com distúrbio de ansiedade, de forma geral, sentem dificuldades em encontrar um motivo para se sentirem felizes e realizados. A falta de estímulo e de paciência cria
um círculo vicioso difícil de ser quebrado. Mas o trabalho manual pode ser uma excelente alternativa para ajudar essas pessoas.
A terapia artesanal, como é chamada, auxilia nos processos de criatividade, controle emocional e mental, autoestima e realização pessoal. Tudo isso, porque a pessoa com depressão ou que sofre com crises de ansiedade passa a se entreter e dedicar seu tempo a alguma coisa de que realmente gosta e se orgulha.
Entenda mais como o trabalho manual pode ser benéfico e o que você pode fazer!


OS BENEFÍCIOS INSPIRADOS PELO
TRABALHO MANUAL


Esse entusiasmo com a ação de fabricar algo com as próprias mãos se torna satisfatório a partir do momento em que a pessoa se sente feliz por completar uma tarefa, muitas vezes sozinha, coisa que anteriormente julgava não ser capaz.
Outro aspecto benéfico da terapia artesanal é o exercício da paciência, concentração e da persistência. Ao começar a se dedicar a um trabalho manual, o depressivo ou o ansioso passa a ter mais tranquilidade e foco no momento da fabricação de um item. Mesmo que algo dê errado, é necessário retomar o processo, incentivando a continuar.
Entretanto, é sempre bom lembrar que o intuito da terapia artesanal não é exigir uma produção perfeita. O perfeccionismo deve ficar de fora. A ideia é trabalhar com as mãos até que se construa algo.
A possibilidade de se expressar é mais um benefício da terapia artesanal. Em muitos casos, pessoas com depressão ou ansiedade têm muitas dificuldades em externar o que sentem, o que pensam, sobre o que sofrem.
E aí que a arte pode auxiliar mais uma vez! Com o trabalho manual, esse indivíduo consegue expressar suas emoções e sentimentos, trazendo para si alívio e paz.
Até mesmo os materiais utilizados para confecção de peças manuais também exercem influências no cérebro, a partir de suas cores, brilhos e formatos. Assim como as crianças que se deslumbram ao verem objetos brilhantes e coloridos, as pessoas com depressão e ansiedade também se estimulam visualmente.


QUAIS TIPOS DE TRABALHOS
MANUAIS POSSO REALIZAR?

O trabalho manual é uma área que possibilita uma infindável lista de coisas a se fazer! Tudo vai depender do que você mais se sente à vontade, ou tem curiosidade em aprender. Lembre-se de que não precisa fazer nada perfeito, basta se divertir.
Para quem nunca trabalhou com artesanato anteriormente, a dica é experimentar! Tente começar pelo bordado com linha, como o ponto cruz em bastidores, ou mesmo com pedrarias.
Se achar que não é sua praia, tente a costura ou o crochê, por exemplo.
É possível ainda trabalhar com customizações de roupas e acessórios, patchwork, colagens, decoupage, pintura, dobraduras, tricô… Vale tudo!
O trabalho manual permite um mundo de coisas boas, abrindo espaço para um recomeço e a descoberta de um novo talento.
É pensando assim que trabalhamos! Nossos produtos são feitos com o carinho e com a qualidade que você procura! Visite nosso ateliê e lojas e saiba mais sobre a Bendito Ponto!

Continuar lendo